O conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: “Tempo x clima” e “Mudanças climáticas”. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas.
Palavras-chave
Conhecimento prévio; Meteorologia; Palestras
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31062/agrom.v25i1.26288
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Embrapa Trigo
Rodovia BR-285, km 294, Caixa Postal: 3081
CEP 99050-970 Passo Fundo/RS