O conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada

Valkíria Alves de Souza, João Paulo Alves de Barros, Luciana Sandra Bastos de Souza, Thieres George Freire da Silva, Magna Soelma Beserra de Moura, Leandro Ricardo de Lucena

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: “Tempo x clima” e “Mudanças climáticas”. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas.

Palavras-chave


Conhecimento prévio; Meteorologia; Palestras

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31062/agrom.v25i1.26288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Embrapa Trigo

Rodovia BR-285, km 294, Caixa Postal: 3081

CEP 99050-970 Passo Fundo/RS